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Marketing Olfativo

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Marketing Olfativo é um recurso de Marketing Sensorial - estratégia recorrente às campanhas de marketing afim de criar um vínculo emocional entre clientes e marca. Sua aplicação pode acontecer em Pontos de Venda, Campanhas de Marketing e Propaganda ou através de produtos perfumados.
 

ESTRATÉGIA DO MARKETING OLFATIVO

A atmosfera ambiental favorece a interação dos consumidores aos produtos expostos. Aumentando os pontos de contato, ou seja, integrando mais um sentido (o olfato) , melhor será a percepção daquele cliente sobre os valores da marca.
Integrar uma fragrância ao ponto de venda ou associá-la a uma marca é praticar Marketing Olfativo. Para tanto, essa mensagem deve estar alinhada às estratégias de marketing da marca e corresponder às expectativas do target.
Sendo assim, o aumento de vendas pode acontecer em duas frentes: Comportamentos favoráveis ao consumo ou Lembrança positiva da marca através de uma boa experiência de consumo.
Para entendermos o diferencial em trabalhar uma fragrância como mensagem a ser transmitida é necessário estudar os estimulos por ela causados e quais são as respostas e comportamentos a eles.
 

 

  

 

COMO TUDO ACONTECE


O cheiro é capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro responsáveis por criar emoções e memórias. Ao sentir uma fragrância, o olfato envia mensagens instantaneamente para o nosso sistema límbico, a parte do cérebro onde sentimos emoções, luxúria, percepção e imaginação. O resultado é imediato. O consumidor consegue associar o cheiro da fragrância à marca. Assim, torna-se possível desenvolver laços e memórias que podem ser trabalhados neste relacionamento com o cliente.